portfolio website templates

ESPAÇO CULTURAL YÁZIGI

Yázigi Aracaju, um modelo de excelência em todo o Brasil.


Inaugurado em setembro de 1998 para celebrar os quinze anos de atividades da escola Yázigi Aracaju, o Espaço Cultural Yázigi tem estimulado a produção cultural local e a formação de platéias, seguindo a proposta pedagógica da Rede Yázigi de valorizar a experiência do indivíduo e expandir sua capacidade criativa: Falar, sentir e viver a arte, ampliando a criatividade e o senso crítico.
Situada numa área total de 100m2, a galeria de arte do ECY vem movimentando o mercado de arte sergipana não apenas abrindo espaço para artistas emergentes e propostas inovadoras em artes visuais, mas também valorizando os principais nomes da arte sergipana, artistas de projeção nacional e até mesmo de outros países.

Pintura, escultura, fotografia, artesanato e todas as formas de expressão artística têm espaço garantido. Além disso, os artistas que expõem na galeria do ECY conduzem também visitas guiadas com alunos do Yázigi de todas as idades, integrando a vivência estética ao aprendizado da língua estrangeira.

Alunos de escolas públicas e particulares também têm a oportunidade de conhecer de perto a arte e seus autores e indagá-los a respeito de suas criações. São os Encontros com o Artista, promovidos pelo ECY com o intuito de promover a reflexão e incentivar a valorização da arte em geral.
O cine-teatro de 80 lugares pode apresentar espetáculos musicais e teatrais intimistas, em uma aconchegante e confortável infraestrutura equipada com iluminação cênica e som profissional. É onde os alunos Yázigi apresentam seus Projetos Finais: peças teatrais e apresentações de trabalhos em geral resultantes da aplicação da filosofia pedagógica sócio-construtivista. Neste espaço também são realizadas palestras, mesas-redondas e oficinas não só para os alunos Yázigi, mas para toda a comunidade.

A estrutura de projeção multimídia do local também tem possibilitado a promoção da produção audiovisual local e nacional, através de parcerias que têm levado ao público da cidade eventos como o Curta-SE – Festival de Curtas Metragens de Sergipe, e as mostras itinerantes do Instituto Itaú Cultural, em que são exibidos importantes títulos da produção nacional das últimas décadas, e realizados debates mediados por pesquisadores de Sergipe e da Universidade de São Paulo.

Salvo raríssimas exceções, os eventos realizados no Espaço Cultural Yázigi têm entrada gratuita ou a preços populares, reforçando nosso objetivo de oferecer à comunidade em geral uma opção de lazer cultural de qualidade, para formar verdadeiros Cidadãos do Mundo.